Recentes dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) revelaram um preocupante cenário para a educação brasileira: mais da metade (54,3%) dos alunos de 15 anos apresentaram baixo nível de criatividade ao tentar solucionar problemas sociais e científicos. Na 44ª posição entre os 56 países participantes e com uma pontuação de 23 pontos, 10 abaixo da média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), fica evidente a urgência de iniciativas que promovam o desenvolvimento de habilidades criativas nas escolas. O Pisa é um estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela OCDE.
A pesquisa do Pisa revelou a necessidade de se buscar novas ferramentas educacionais para estimular a criatividade. Uma das iniciativas do Grupo Movimenta é o projeto LiGa - Literatura e Gamificação, que promove uma forma inovadora de aprendizado, unindo literatura e gamificação para transformar a forma como os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental se relacionam com a leitura. Desenvolvido por Victor Prado, o projeto busca estimular o prazer pela leitura através de uma abordagem lúdica e interativa. “O LiGa se fundamenta na curiosidade, criatividade e colaboração, competências socioemocionais fundamentais para uma boa formação diante das demandas do mundo atual", explica Prado.
A curiosidade é fundamental para a aptidão digital, permitindo que as crianças explorem e dominem as inúmeras ferramentas digitais disponíveis. Na era da hiperconectividade, a colaboração se torna crucial para aproveitar o melhor de cada indivíduo em projetos coletivos. E a criatividade é indispensável para enfrentar desafios cada vez mais complexos e inesperados.
A proposta do LiGa é utilizar a linguagem dos jogos digitais de forma analógica para dinamizar a resolução criativa e colaborativa de problemas. Todos os desafios propostos pelo LiGa começam com um processo investigativo, usando livros de literatura, levando os alunos a uma jornada individual e coletiva de aprendizado. Isso se alinha com as observações da OCDE. A organização entende que alunos que participam de atividades de artes, teatro, escrita criativa e programação tendem a ter um desempenho melhor em pensamento criativo.
O projeto não se trata de hierarquização ou competição em sala de aula. Pelo contrário, muitos desafios exigem colaboração, criando uma memória afetiva das experiências vividas em conjunto. "O LiGa incentiva a aprendizagem ativa, guiando os alunos através de pistas e permitindo que eles sejam protagonistas de suas próprias histórias", comenta Prado. Essa abordagem é crucial para melhorar a criatividade dos alunos brasileiros, que atualmente estão nos níveis 1 e 2 do Pisa, considerados abaixo do desempenho aceitável. Conseguem apenas fazer desenhos isolados e simples, dentro de assuntos ligados ao cotidiano, e apresentam ideias óbvias com dificuldade de propor mais de uma solução para um problema.
Desde 2011, o Grupo Movimenta desenvolve conteúdos educacionais inovadores e alinhados à BNCC, apoiando professores e colocando o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. Com mais de 10 projetos educacionais e 4 milhões de alunos impactados em todo o país, o grupo continua a promover treinamentos diferenciados para integrar esses conteúdos às rotinas diárias na sala de aula, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ana Cláudia Rocha, autora dos projetos “MAJOG – matemática em jogo” e "A Voz e a Vez da Criança", destaca a importância de fortalecer a aplicabilidade desses conteúdos na educação.
A atuação do Grupo Movimenta é fundamental para reverter quadros preocupantes como o mostrado pelo Pisa. A promoção de uma educação que valorize a curiosidade, criatividade, colaboração e pensamento ativo é essencial para preparar os alunos para os desafios do século XXI e garantir um desenvolvimento pleno e integrado.
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