A MVT Educação, empresa do Grupo Movimenta, participou no dia 14 de março, juntamente com educadores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, do lançamento da Semana Mundial do Brincar, promovida pela Secretaria de Educação do município e a Aliança pela Infância. A abertura dos trabalhos contou com uma aula espetáculo do grupo Brincantes que fazem parte do projeto educacional Palavra Cantada na Escola, da MVT Educação e uma palestra sobre a importância do brincar.
A Semana Mundial do Brincar é realizada no município, por lei, desde 2018. “É uma grande alegria poder reservar um espaço para fortalecer e promover o brincar, que é uma lei na nossa rede e no nosso município. Que possamos cumprir essa lei envolvendo nossas famílias, nossas crianças e nossas escolas, de forma que todos possam desfrutar desse momento da melhor forma possível", destacou a secretária adjunta de Educação, Mariane Prestes.
Mariane ressaltou ainda a importância do brincar e a oportunidade de aprendizado que essa prática proporciona. “Não podemos esquecer da importância da brincadeira no processo educativo, na socialização, na leveza e na alegria em nossas vidas. Tanto as crianças quanto os adultos têm a oportunidade de aprender e se desenvolver por meio dessa prática tão enriquecedora”, disse.
A palestra ministrada pelo professor especialista no brincar, Cristiano dos Santos, membro da Aliança pela Infância e consultor educacional do Grupo Movimenta, abriu o evento. Dentre os pontos, ele destacou que o brincar é uma cultura da infância, mas que é constituído socialmente e, com a troca geracional, esse brincar entre crianças e adultos já não acontece tanto quanto nas gerações passadas. Cristiano acredita que a escola é o ambiente perfeito para favorecer e despertar esse brincar através do lúdico, com jogos, músicas e brincadeiras. “Cada criança é uma estrela e cabe a nós fazê-la brilhar”, registrou.
Cristiano também foi desenvolvedor do conteúdo de corpo e movimento do projeto educacional Palavra Cantada na Escola. Após a palestra, os educadores assistiram à apresentação do grupo Brincantes - Palavra Cantada na Escola, que proporcionou a todos uma experiência lúdica e musical. Os participantes brincaram e cantaram com o grupo exatamente como as crianças fazem quando utilizam esse projeto em sala de aula.
Neste ano, a Semana Mundial do Brincar em Mogi das Cruzes terá como tema “Vem pra roda – no ritmo do brincar”. As unidades escolares receberam um guia com informações e sugestões de brincadeiras para crianças, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, elaborado pelo Departamento Pedagógico (Deped). De 20 e 24 de maio, acontecerão atividades nas escolas. E no dia 25 será o tradicional Dia do Brincar no Parque Centenário, que terá nesta edição a parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
“O tema representa um convite para que todas as pessoas participem ativamente na construção de um mundo mais acolhedor e amoroso para as crianças, reconhecendo e valorizando o brincar como um direito fundamental. É uma oportunidade de promover uma infância plena, digna e repleta de momentos lúdicos, equitativos e afetuosos”, declarou a diretora do Deped, Tatiane Costa.
O Olhar da Movimenta sobre a importância do Brincar
Sobre o tema, a curadora do Grupo Movimenta e idealizadora de projetos como "Majog" e "A Voz e a Vez da Criança", Ana Cláudia Rocha, responsável também por assinar artigos que discorrem sobre os benefícios do Brincar na infância, destaca que a atividade dá asas à imaginação. Enfatiza ainda “que não há hora e lugar para acontecer, que é gratuito e fonte inesgotável de prazer e aprendizado”. “Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois desse modo desenvolve as capacidades de imitação, imaginação, socialização e integração”.
A especialista ainda registra que as crianças não nascem sabendo brincar e é na relação com os outros que elas vão construindo esse entendimento. “Nenhuma criança brinca só para passar o tempo. Quando brinca, ela o faz por um desejo de compreender e reconstruir o mundo. Nesse esforço, as crianças constroem conhecimentos sobre a realidade e vão se percebendo como indivíduos singulares perante os outros, constituindo-se como um “eu” diferente dos outros, ou seja, constituindo sua subjetividade, sua maneira de agir, sentir e pensar”, explica.
Por fim, Ana Cláudia acrescenta que, por ser a escola um dos espaços mais comuns em que as crianças se reúnem, o papel do professor como representante da cultura é de suma importância para que “nosso patrimônio, esse espaço de constituição do sujeito, seja permitido e perpetuado nas ações das crianças”.
Mas, afinal, o que é a Semana do Brincar?
A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa global e coletiva que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar na infância. Ela acontece no Brasil, de 25 de maio a 2 de junho e é baseada na criação do Dia Internacional do Brincar, em 1998, data que é celebrada anualmente no dia 28 de maio. Durante o evento, são promovidas atividades que estimulam o brincar, envolvendo crianças, familiares e educadores em diversos espaços, como praças, escolas, centros culturais e universidades.
Muito além de ser apenas um evento isolado, a SMB - Semana do Brincar, tem como propósito envolver tanto o poder público quanto a sociedade na discussão e implementação do direito ao brincar, tornando-se uma política pública em diversos municípios brasileiros. Atualmente, a lei municipal que oficializa a realização da Semana do Brincar, existe em 50 cidades espalhadas por 8 estados, sendo a pioneira Ubatuba (SP), no ano de 2010.
Desde o ano de 2021, a Aliança pela Infância e Movimento Unidos pelo Brincar uniram forças para ampliar a mobilização e fortalecer a realização da SMB, envolvendo toda a comunidade e gestores públicos.
Por que é importante brincar?
Contribuindo com o desenvolvimento das crianças de forma motora e cognitiva, o ato de brincar contribui para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo uma infância plena, ajudando a construir a cultura da infância.
Desenvolvimento Integral
Ao brincar, a criança mobiliza múltiplos sentidos. Pelas brincadeiras, participa de jogos simbólicos, expressa suas necessidades, ressignifica espaços e se desenvolve em aspectos físicos, cognitivos, emocionais, sociais e culturais, incentivando dessa forma, seu desenvolvimento integral.
Infância Plena
O desenvolvimento de uma infância plena requer o atendimento de necessidades básicas, como alimentação, educação, moradia e saneamento. Atrelado diretamente ao bem-estar, o brincar também se tornou essencial, pois possibilita a construção de vínculos sociais e o compartilhamento de saberes e descobertas.
Cultura da Infância
As crianças constroem simbolicamente seus mundos na interação com os adultos – e também no contato direto com os seus pares. É nesse contexto que surge uma cultura própria, moldada pelas perspectivas individuais de cada criança e pelas dinâmicas sociais estabelecidas entre elas. Essa cultura da infância reflete não apenas as experiências e os valores das crianças, mas também influencia sua forma de se relacionar consigo mesmas e com o mundo ao seu redor, desde os primeiros anos de vida.
Estamos prontos para te ajudar nessa jornada.
Fale com a gente!